Programar em php não é um bicho de 7 cabeças, é muito fácil depois que se entende.

Meu primeiro post será como programar em php e os primeiros passos para conseguir, não é muito difícil instalar e configurar o ambiente de desenvolvimento local.

Antigamente a configuração de um ambiente de desenvolvimento era totalmente separada, tendo que instalar cada parte e configurar, instalar o PHP e configurar, instalar o Apache e depois configurar depois instalar o Mysql e configurar, de certa forma é o jeito correto de se fazer, mas precisamos de agilidade, hoje já existem softwares que fazem essa parte automaticamente, poupando assim o desgaste de ter que configurar tudo.

Iremos utilizar os seguintes softwares:


 

Primeiro passo é instalar o XAMPP, esse software já está incluso o PHP 7, o Apache para a interpretação do PHP 7 e o MySQL como banco de dados.

O segundo passo é instalar a IDE que seria o Sublime Text 3, é o ambiente onde será escrito nossos algoritmos para criar nossos projetos.

Terceiro passo, instalar o MySQL Workbenck, é um software free para criarmos os bancos de dados, manipulação e modelagem, uma ótima ferramenta.


 

Caso você tenha instalado o XAMPP com o seu caminho padrão, então a pasta de projetos será: ” C:\xampp\htdocs “, nesta pasta será onde você criará as pastas dos seus projetos.

Dentro desta pasta crie uma pasta, vamos dar o nome de “aula_01”.

Agora abra o seu Sublime Text 3, agora clique no menu “File > Open Folder”, irá abrir uma janela para localizar a pasta desejada, navegue até a pasta “aula_01” criada dentro da pasta htdocs do XAMPP e mande selecionar pasta.

Depois disso tudo, vamos começar a Programar em PHP.


 

Para iniciarmos clique com o botão direito do mouse na pasta “aula_01” listada na sua lista de projetos, como na imagem abaixo:

Criando arquivo index.php
Criando arquivo index.php

Em seguida clique em “New File” assim irá abrir uma caixa em baixo do programa, e você irá criar o nome de “index.php”, uma rápida ideia de nomeação de arquivos. O apache reconhece todos os arquivos com o nome de “index.” como sendo o principal, então sempre irá abrir esse arquivo primeiro.

A ordem de prioridade do arquivo seria, “index.html” depois “index.php” e assim por diante.

Bom voltando, ao finalizar o nome aperte enter e o arquivo será criado.

Todo o código PHP é executando dentro de suas Tags de código, que é “<?php” para abrir o código é “?> para fechar o código.

Então vamos fazer um teste:

No seu arquivo index.php abre e feche as tags do PHP e de um enter para separar, agora escreva:

<?php
echo “Começando a programar em PHP.”;
?>

Primeiro código PHP
Primeiro código PHP

Agora para visualizar em seu navegador, basta abrir e digitar, http://localhost/aula_01/ assim o apache irá localizar a página principal que é a index.php e irá interpretar o código que está escrito.

Assim o resultado inicial será esse:

Resultado primeiro código PHP
Resultado primeiro código PHP

Bom esse foi o início dos tutoriais de como programar em php que irei postar, sinceramente achei que não desse tanto trabalho assim, mas dá.

Caso estejam com dúvidas ou outras coisas, basta me mandar um e-mail, obrigado e voltem sempre.